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sábado, 12 de novembro de 2011

A Mola Mestra da Obsessão



Brechas na defesa energética. Nunca me cansarei de bater nesta mesma tecla, ao abordar assuntos atinentes ao espiritualismo e aos seus efeitos na nossa vida cotidiana, porque é esta a exata diretriz à qual devemos nossa máxima atenção, através do aprimoramento interior, no sentido de depurar nosso padrão vibratório a um patamar tão elevado, que jamais processos obsessivos de qualquer ordem possam vir a nos atingir.

Mas que quero dizer com "brechas na defesa energética"?

Analisemos com imparcialidade. Nas situações de angústia; de raiva ou ressentimento; de atritos graves com o próximo, durante as trocas de ofensas ou injúrias, há alguém em condições de afirmar com honestidade que se sente bem, feliz e bem-disposto nestes instantes críticos de desavenças, ou de aguda preocupação ou ansiedade? Procede a ilusão de que aquele a quem pretendemos atingir com o nosso descontrole é o único prejudicado? Ou o mal que lhe dirigimos não afeta antes de tudo a nós mesmos, piorando a qualidade do nosso humor; acabando com um dia mais das vezes salutar antes da crise irada; ou levando-nos lamentavelmente a descontar naqueles nossos afeiçoados mais íntimos a sobrecarga amarga dos dissabores experimentados no decorrer de um dia?

Creio que não; há que não se confundir, antes de qualquer consideração precipitada, a baixa sensação de saciedade raivosa, bem próxima à provocada pelos desagravos da vingança, com a genuína felicidade proporcionada pela paz na consciência, e pela serenidade de quem se acha à vontade na vida dentro das contingências corriqueiras, identificando a fonte da tranqüilidade, acima de tudo, em si mesmo, e no modo equilibrado como se costuma reagir usualmente às situações. Alguém disse certa vez que a felicidade, como realização pessoal, prende-se indiscutivelmente à nossa maneira de reagir aos fatos, e à nossa visão da vida, naquela referência clássica dos "óculos coloridos", que emprestam a uma paisagem a cor das lentes escolhidas para servirem de anteparo entre nós mesmos e o que nos circunda. Ponhamos lentes cinzas, e o dia nos parecerá chuvoso, por mais ensolarado esteja. Usemos lentes azuis, e guardaremos a impressão enganosa de flutuar nos céus, ignorando porventura alguma intempérie iminente; escolhamos, entretanto, as translúcidas, e veremos a realidade mais fiel ao que se apresenta às nossas vistas, emprestando-nos condições mais adequadas de interagir com a noção mais aproximada das circunstâncias.

Menciono estes exemplos para delinear as condições nas quais os arrastamentos emotivos nos lançam perigosamente a uma falta de prumo emocional que, em termos de espiritualidade, lamentavelmente nos situam em faixas vibratórias dissonantes para com o padrão desejável, se o que almejamos é a sintonia e a comunhão com aquelas esferas da vida invisível isentas da conturbada turbulência característica da materialidade, na difícil época de transição que ora atravessamos. Ninguém duvide que a lei de atração entre os semelhantes é draconiana, em se tratando daquelas influências que atrairemos em regime de compatibilidade com as nossas condições íntimas. O que já aqui constatamos, em observando que artistas se compatibilizam com artistas, crianças com crianças, indivíduos amorosos com indivíduos amorosos, e malfeitores com malfeitores, inapelavelmente encontra seu paralelo num universo onde o padrão energético individual, como já pude mencionar em artigos anteriores, se comprova como a "impressão digital" do Espírito, inconfundível, ao atrair para si aqueles seres que irão comungar com as nossas tendências, idéias e atitudes, sem remissão.

As brechas na defesa energética, portanto, naqueles que já anseiam um padrão de vida mais purificado do profundo desequilíbrio reinante nos dias de hoje, e causadoras dos lamentáveis processos obsessivos são exatamente aqueles momentos infelizes em que nos permitimos baixar a guarda, dominados por qualquer estado emocional ou psicológico deprimente, ou inferior àquela paz desejável para qualquer situação da nossa vida. Porque é justo neste instante de invigilância que os "desocupados" do astral circundante se acasalam, por sintonia, ao estado de alma desprevenido ao qual nos abandonamos, dando início a um processo de "simbiose de energias” (1) que pode se mostrar mais ou menos extenso, dependendo da nossa perseverança em não nos deixarmos dominar por sentimentos ou emoções pungentes.

Disso se infere, portanto, que, a par do auxílio precioso oferecido pelas casas espiritualistas bem-intencionadas, durante a aplicação do tratamento desobsessivo, é vital a tomada de consciência de que o principal tratamento, e a medida profilática imprescindível, com vistas a prevenir um mal que pode se agravar ao ponto do comprometimento de toda uma encarnação do indivíduo, é o trabalho de aprimoramento íntimo, através do esforço de sintonia com a espiritualidade sã que povoa o universo, por meio de iniciativas condizentes com uma qualidade de vida mais elevada, e pelo estudo das verdades espirituais, indispensável à evolução e ao crescimento de todo ser humano.

Sem embargo, as humanidades elevadas que povoam o cosmos só lograram a vida na luz após atravessarem a árdua lição de expurgo, que escorraçou a ignorância e as trevas, em primeiro lugar, de si mesmas.

(1) Trocas de energias em comum, com comunhão de intenções.

        Por Christina Nunes

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“Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.”

Allan Kardec.

Liga da Justiça Umbandista

Liga da Justiça Umbandista
O Homem de Bem O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça. Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa. O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam. Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor. Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado. É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado." Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera. Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros. Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões. Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram. O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus. Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz. Allan Kardec.